Todos nós sabemos que o conceito de lugar é um valor essencial para todas as pessoas, assim como para os arquitetos e as cidades que eles projetam. Arquitetos, urbanistas e até mesmo os administradores públicos costumam profetizar que "lugares" podem transformar uma cidade para melhor - mas o que nem todos sabem ao certo é, o verdadeiro significado deste conceito.
Infelizmente, o termo é frequentemente utilizado para definir estilos ou abordagens arquitetônicas. Para alguns, construir um lugar pode significar um projeto de arquitetura com identidade própria; para outros, ele pode ser entendido como uma maneira bem sucedida de incorporar-se ao contexto existente. O conceito de lugar está sendo cada diz mais explorado nos anúncios de grandes empreendimentos residenciais; O fato é que esta palavra-chave tem provado ser igualmente valiosa no que se refere tanto a preservação da história de um lugar quanto à promoção da qualidade de vida em sociedade. As histórias publicadas esta semana abordaram várias definições do conceito de lugar. Saiba mais sobre a nossa revisão desta semana.
Os dois extremos
Robert Stern, fundador da RAMSA e ex-reitor da Escola de Arquitetura de Yale, é conhecido como um neo-classicista. Seus projetos, à primeira vista parecem completamente desconectados do discurso arquitetônico contemporâneo. Mas, como Mark Alan Hewitt argumenta, não é exatamente com isso que ele se preocupa: as obras de Stern provam que a arquitetura contemporânea e seus lugares, não precisam ser fantásticas para serem bem sucedidas.
Mas às vezes, uma pequena dose de fantasia pode nos fazer bem. O escritório de arquitetura holandês MVRDV concluiu recentemente o The Imprint, uma discoteca e parque temático coberto localizado nos arredores de Seul. Apesar de ser um programa completamente fechado, os arquitetos não deixaram de pensar em como conectar o edifício ao seu entorno imediato. O resultado disso é uma impressionante fachada branca cheia de janelas e portas falsas, além de uma enorme mancha dourada que cobre parte do edifício e da praça de acesso.
Memória coletiva, passado e futuro
A lista de finalistas do concurso para o memorial MLK de Boston foi anunciada esta semana, com nomes como David Adjaye e MASS Design Group. O memorial faz parte de uma série de iniciativas da cidade destinadas a homenagear Martin Luther King.
Memoriais e instalações temporárias podem ser um estranho paradoxo quando estamos falando do conceito de lugar. Por definição, estes projetos visam incorporar a identidade comum para divulgar e maximizar a sua visibilidade pública. Mas algo que em teoria pertence a todos nós, poderia verdadeiramente pertencer a qualquer um de nós?
É exatamente essa questão que a designer Es Devlin pretende abordar em seu projeto para o pavilhão do Reino Unido para a Expo 2020 de Dubai. Chamado de Poem Pavillion, o projeto exibirá a expertise britânica em inteligência artificial e tecnologias espaciais.
Construir ou re-imaginar?
Restauros e reformas não são nada incomuns hoje em dia - mas intervir em uma ruína histórica, isso sim parece algo pouco usual. Neste tweet de 2017, Paul Clements instigou seus seguidores a participar de um thriller arquitetônico depois de descobrir inconsistências estranhas entre diferentes imagens do Templo de Zeus, em Atenas. Este é um conto bizarro sobre criatividade e ingenuidade - e o poder de um cartão postal.
Não deixe de ler
Nesta entrevista exclusiva realizada com Robert Venturi e Denise Scott Brown em 2004, mas somente publicada recentemente, os arquitetos discorrem sobre como abordavam seus projetos ao redor do mundo, seus backgrounds e o qual o significado de identidade em suas obras.